top of page
Publicidade
Publicidade
Buscar
  • RUN

Maratona de João Pessoa | Pão de Açúcar entra no Ranking Brasileiro de Maratonistas 2023

Atualizado: 13 de abr. de 2023

O Ranking Brasileiro de Maratonistas, elaborado pela Revista Contra Relógio desde 1995, seleciona os melhores corredores em provas de 42 km no país


O Ranking Brasileiro de Maratonistas, elaborado pela CR desde 1995, seleciona os melhores corredores em provas de 42 km no país, com percurso aferido oficialmente. Neste ano, estão previstas de acontecer 21 maratonas, cujos resultados valerão então para o RANKING, o que representará o recorde absoluto de participação de provas.


Para que tal aconteça, além da homologação das marcas pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, as provas terão que disponibilizar os resultados, para que a CR possa fazer a montagem das listagens do RANKING. Valem os tempos líquidos e a classificação é por faixa etária.


Para ser selecionado, o corredor tem que completar uma das provas abaixo ou outras que possam surgir este ano, dentro do tempo-limite de sua idade (quadro), sendo classificado com seu melhor resultado, no caso de conseguir qualificação em mais de um evento.

O RANKING estará sendo publicado aqui no site, com atualizações periódicas, conforme aconteçam as maratonas, até sua versão final em dezembro, quando os ranqueados que desejarem poderão pedir o envio do DIPLOMA DE MARATONISTA 2023, que revela sua classificação na faixa etária, com que tempo e onde conseguiu a qualificação.


A primeira versão irá incluir as provas de São Paulo, Brasília, João Pessoa e Uberlândia, depois as de Porto Alegre, Rio, Olinda e Campo Grande, na terceira atualização as de Blumenau, SP City, João Pessoa, Floripa, FILA e Vitória, na sequência as maratonas de Foz, Salvador e Manaus, terminando então com as de Jurerê, Curitiba, Monumental e Sorocaba.


A maior parte das maratonas já acontece há alguns anos, mas aparecem dois retornos depois de muito tempo inativas (Brasília e Blumenau), duas estreias (João Pessoa, Olinda e Vitória) e ainda Campo Grande e Jurerê, em segunda edição. Chama a atenção a realização de 3 provas oficiais de 42 km na capital paulista, assim como 2 em João Pessoa, Florianópolis e Brasília


Dessa forma, os corredores poderão acompanhar o andamento do RANKING, para ver sua classificação na faixa etária e, eventualmente, informarem à CR sobre algum erro (ou omissão) no nome, idade e tempo considerado, sempre lembrando que estaremos nos baseando nos resultados enviados pelos organizadores.


Maratonas brasileiras oficiais previstas em 2023

02/04 – Maratona Internacional de São Paulo (SP)

21/04 – Maratona Brasília (DF)

23/04 – Maratona de João Pessoa | Pão de Açúcar (PB)

21/05 – Maratona Nilson Lima (Uberlândia, MG)

04/06 – Maratona Internacional de Porto Alegre (RS)

11/06 – Maratona do Rio de Janeiro (RJ)

18/06 – Maratona Internacional de Olinda (PE)

02/07 – Maratona de Campo Grande (MS)

23/07 – Maratona Internacional de Blumenau (SC)

30/07 – São Paulo City Marathon (SP)

06/08 – Maratona Internacional Cidade de João Pessoa (PB)

27/08 – Maratona Internacional de Floripa (SC)

27/08 – Maratona FILA (São Paulo, SP)

27/08 – Maratona de Vitória (ES)

24/09 – Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (PR)

24/09 – Maratona de Salvador (BA)

15/10 – Maratona Internacional de Manaus (AM)

06/11 – Maratona de Jurerê (Florianópolis, SC)

19/11 – Maratona Internacional de Curitiba (PR)

26/11 – Maratona Monumental de Brasília (DF)

26/11 – Maratona Novembro Azul (Sorocaba, SP)





























Tomaz Lourenço é jornalista, 76 anos; lançou a revista Contra-Relógio em outubro de 1993, sendo seu editor até a última edição em abril de 2021. Correu mais de 60 maratonas no Brasil e exterior, além de 2 Comrades; seu recorde nos 42 km foi ao estrear na distância, em Blumenau 1992, com 3h04.



173 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Publicidade
RUN - LOGOMARCA.png
bottom of page